3.9.12

Natureza fragmentada



Santa Maria Casa apresenta exposição em fine art de Roberta Melchert. Um trabalho delicado e curioso de cenários naturais da Ilha de Santa Catarina

O mato que cresce nas dunas ou as águas da Lagoa da Conceição arrepiadas pela brisa leve do vento Nordeste que ensaia sua chegada. Os galhos secos de uma árvore ou as folhas que caíram dela e repousam sobre uma poça d’água de chuva. Imagens que passariam despercebidas por qualquer pessoa, mas que se transformam em fine art através do olhar atento e curioso da fotógrafa Roberta Melchert.
Sempre com a câmera em punho, nada lhe passa despercebido. Pacientemente ela descobre beleza onde ninguém imaginaria. E faz surgir uma série de imagens que, impressas em papel ou canvas, poderão ser observadas a partir de terça-feira, 04 de setembro, no espaço Santa Maria Casa. Roberta selecionou apenas seis trabalhos para ampliar e mostrar na exposição que terá também o portfólio da artista para o deleite dos visitantes. “Selecionei algumas das fotos que mais me emocionam e que provocam admiração. Mas tem tantas imagens interessantes que optamos por deixar ali, para que as pessoas folheiem e conheçam um pouco mais do que eu faço”, conta a fotoartista.
Formada em Educação Artística em São Paulo, Roberta optou por brincar com as lentes e, através dela, fazer a sua arte. Um trabalho pictórico nada convencional, talvez por isso mesmo, tão instigante. O foco é a Mata Atlântica que envolve o quintal de casa, na Lagoa da Conceição. “Tenho 25 árvores no meu jardim”, comenta sorridente a fotógrafa que faz bonito a partir de pequenos detalhes nas folhas, dos desenhos que o vento faz na areia, em ranhuras nos troncos, nos galhos secos de outono ou nas flores vívidas da primavera.
Roberta Melchert fotografa desde criança e impôs o olhar mais profissional aos 14 anos, quando fez um curso. Durante a faculdade pintava as suas fotos, num processo que ela considera importante para a sua formação e que foi a época que mais aprendeu. “Minha tese já falava da ecologia na arte, quando ainda ninguém se atinha à land art, um conceito novo de retratos da natureza”, explica.
Com equipamentos superpotentes ou se valendo de aplicativos como o Instagram, Roberta sabe perfeitamente como fazer arte do que parecia nada. Suas obras têm conquistado decoradores e vão parar em paredes sofisticadas. Também estão entre as inscritas na categoria Fotografia no Movimento Hotspot – lançado pelo produtor Paulo Borges, o criador da São Paulo Fashion Week. O concurso reúne talentos promissores do Brasil inteiro e vai revelar os vencedores em fevereiro do ano que vem durante a temporada de moda nacional.


Serviço
Exposição: Retratos da Natureza
Data: de 04 de setembro a 06 de outubro
Local: Santa Maria Casa
Endereço: Rodovia SC 401, 4850, Shopping Casa & Design

Nenhum comentário:

Postar um comentário